2.16.2010

Blocos arrastam milhares de pessoas nesta segunda-feira de carnaval no Rio

Bruno Cunha e Rodrigo Fonseca
RIO - Milhares de foliões acompanharam os blocos nas ruas do Rio de Janeiro nesta segunda-feira de carnaval ao som das tradicionais marchinhas, de sambas-enredo, do axé baiano e até de cantigas infantis. Cerca de 80 blocos saíram ou vão sair nesta segunda-feira no Rio.
No fim da tarde, o bloco AfroReggae saiu em cima de um trio elétrico na orla de Ipanema, com o tema "Egito". Oitenta percussionistas, 17 integrantes da banda e alguns dançarinos embalaram a multidão sob muita marchinha e axé. Teve até funk, com a presença do MC Márcio G.
Um pouco antes, o mundo encantado da fantasia reinou na Banda de Ipanema "para menores". Pelo menos 1.500 pessoas, segundo organizadores, entre adultos e crianças, brincaram o carnaval na Praça General Osório. Reis, rainhas, príncipes e princesas, além de muitos personagens de desenho animado travaram uma acirrada disputa de confete e serpentina embalados por 25 ritmistas da banda, que tocou cantigas infantis e marchinhas.
Em Botafogo, ao menos 5 mil foliões saíram no tradicional Bloco de Segunda ao som de sambas enredo. O desfile começou na rua Marquês, e passou pelas ruas Conde de Irajá e São Clemente.
Volta, Alice, o 'bloco de ordem' no carnaval Com gritos de "Ão! Ão! Ão! Mijar no chão dá detenção!", os foliões em fila diante de banheiros químicos instalados na Rua das Laranjeiras fizeram do Volta, Alice o "bloco de ordem" do carnaval 2010. Não houve brigas nem tumultos entre a multidão, estimada em 10 mil pessoas, caminhando entre as ruas Alice e Mário Portela. Mesmo entre os sotaques das mais variadas etnias espalhados pelo bloco de Laranjeiras, a ameaça de prisão para os que se arriscarem a urinar no chão parecia devidamente entendida.
" Já me explicaram tudo o que eu não devo fazer neste carnaval "
- Já me explicaram tudo o que eu não devo fazer neste carnaval - disse o engenheiro alemão Werner Mayer. - É a primeira vez que venho ao Rio nesta época de festa. Eu fui a dois blocos em Ipanema. Mas este aqui tem uma energia especial. Vemos gente pobre e gente com dinheiro se divertindo juntos sem distinções.
Nas imediações da Casa Rosa, na subida da Rua Alice, ambulantes com caixas de isopor abarrotadas de cerveja se amontoavam em frente aos banheiros químicos.
- O cara "esvazia o tanque" ali no banheirinho e reabastece comigo - explicava a ambulante Sandra Cunha, que vendeu 40 latinhas apenas nas duas primeiras horas do Volta, Alice. - Água eu nem tenho. Só sai álcool.
Entre os fantasiados do Volta Alice, ninguém chamou mais atenção do que o folião vestido com dizeres "Lei molhada", contrariando qualquer esforço de álcool zero nas ruas de Laranjeiras. Com um chuveirinho improvisado na fantasia, "Lei Molhada", como ficou conhecido, atenuou o calor de uma Rua Alice protegida por guardas municipais e pela Polícia Militar.
Choque de ordem prende mijões na Lapa
Agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) prenderam 18 mijões na madrugada de segunda-feira, na Lapa. Durante o desfile de blocos na sexta, no sábado e no domingo, foram presos 149 mijões.
Durante a ação desta madrugada, outros dois homens foram presos na região, um deles com uma ferramenta utilizada para arrombar veículos e outro com documentos de outras pessoas.
Comlurb retira 37,2 toneladas de lixo das ruas
A Comlurb retirou 37.2 toneladas de lixo das ruas após os desfiles dos blovos de domingo. No Centro, o Cordão do Boitatá teve 7.2 toneladas de resduos removidas em seu percurso. Doze garis atuaram utilizando um carro-pipa, 30 contineres e um pulverizador. Em Ipanema, depois do Simpatia é quase amor , sete garis removeram das ruas 6.2 toneladas de resduos. Foram utilizados na limpeza feita por uma pipa-dagua, uma Kombi lava-jato e um pulverizador, 12 contineres e um caminho compactador.

Nenhum comentário: