Silviano Santiago
Ensaio 220 páginas
Publicado originalmente em 1978, esta coletânea confirma Silviano Santiago como um dos maiores críticos de sua geração e, por mais impressionante que possa parecer, os temas deste livro continuam atuais.
A maior parte dos onze ensaios aborda o tema — ou "obsessão", como prefere o autor — da dependência cultural. Desatando esse antigo nó a partir de novas e diferentes pontas, ele explora toda a complexidade da relação entre o criador dos países periféricos e a cultura das antigas metrópoles. Para o ensaísta, "o escritor latino-americano vive entre a assimilação do modelo original e a necessidade de produzir um novo texto que afronte o primeiro e muitas vezes o negue".
Assim o problema se recoloca ao longo dos ensaios em diferentes situações. Seja entre os autores latino-americanos e a literatura européia, seja no modo como o português Eça de Queiroz, autor de O primo Basílio, desarticula seu "modelo Madame Bovary", de Flaubert, ou ainda na forma como a geração do tropicalismo repensa suas relações com a cultura americana.
Distanciando-se da convenção que pretende manter a figura do crítico preso exclusivamente às linhas de poemas, romances e ensaios literários, o autor se empenha na leitura de modas, idéias e atitudes. A noção do "texto" a ser decifrado pelo crítico é ampla o bastante para que nela caibam o significado oculto tanto de uma canção como do ato de vestir uma determinada roupa. "O intérprete é, em suma, o intermediário entre texto e leitor, fazendo ainda deste o seu próprio leitor", argumenta. Em seus ensaios, Silviano revisita temas "clássicos" como os romances Dom Casmurro, de Machado de Assis; O ateneu, de Raul Pompéia; e A bagaceira, de José Américo de Almeida, mas também reflete sobre, por exemplo, a relação de Caetano Veloso com a mídia.
Escritos entre o fim dos anos 60 e o início da década de 70, estes ensaios lançam luz sobre um período fascinante da cultura brasileira. Problematizam questões de uma época marcada pela arte de Hélio Oiticica e Lygia Clark, o teatro de José Celso Martinez Correa, a música de Caetano e Gil, a poesia de mimeógrafo, a imprensa da contracultura (Bondinho, Rolling Stone) e as primeiras obras de Sérgio Sant'Anna, tema de um dos ensaios do volume. Estes textos compõem a contribuição de um crítico que preferiu não esperar a poeira assentar para dar seu testemunho, tendo a coragem de arriscar novas reflexões no calor da hora.
Sobre o autor
Silviano Santiago, além de crítico, é autor de várias obras de ficção e ensaios, como Em liberdade, Stella Manhattan, Viagem ao México, Keith Jarret no Blue Note, Uma história de família e De cócoras, todos publicados pela Rocco
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