10.05.2009



NUTRIÇÃO E SAÚDE BUCAL

Quando falamos em boca, nos vem à mente os lábios, a língua e os dentes. Nossos dentes estão ligados por meio de sangue e nervos, ao coração e ao cérebro, portanto, a saúde dos dentes e da gengiva, está ligada ao corpo inteiro.
Os alimentos que ingerimos têm importantes funções na formação dos dentes e em sua manutenção, nos alimentar adequadamente, ajuda a ter dentes saudáveis, uma dieta equilibrada e mais qualidade de vida.
Nutrição e a dieta têm efeito importante sobre os dentes, gengiva e mucosa oral. Deficiências nutricionais têm impacto sobre os dentes ainda no período pré-eruptivo, sendo uma das causas de defeitos no desenvolvimento do esmalte.
Para uma boa saúde dentária é importante, além dos cuidados relacionados à higiene, uma alimentação cuidadosa, que ajuda a formação dentária, protege os dentes de cáries e mantém a gengiva saudável.
O cálcio, ajuda a formar dentes e ossos saudáveis, e a vitamina D, que o organismo usa para absorver o cálcio. A utilização dessa vitamina é potencializada através dos raios solares, por isso é fundamental a exposição da criança ao sol. Além do cálcio, os minerais necessários para a formação do esmalte dentário são o fósforo (presente em grande quantidade na carne, peixe e ovos) e o magnésio (encontrado nos cereais integrais, na beterraba, no espinafre e na banana). As frutas e vegetal cor de laranja e as hortaliças verde-escuras são boa fonte de beta-caroteno que também ajudam a construir ossos e dentes fortes.
Sandra Helena Mathias Motta
Nutricionista
3322-3715
3326-5487
8813-4072
sandranutti@yahoo.com.br

Nenhum comentário: