10.28.2009

Curta Cinema exibe mais de 200 filmes no Rio até dia 9 de novembro

RIO - A ideia de que curta-metragens não são populares está ficando para trás. Uma pesquisa rápida no YouTube aponta filmetes que são um verdadeiro fenômeno, como o já clássico "Tapa na pantera", com mais de 3,4 milhões de visualizações, e o debochadíssimo "Como fazer um curta-metragem experimental, cult e pseudointelectual", que já recebeu 67 mil cliques. A partir desta sexta-feira (30.10), os fãs cariocas do gênero vão poder se esbaldar com a 19ª edição do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, o Curta Cinema.
O evento reflete o crescimento do interesse por esses filmes. A edição de 2008 atraiu 29.560 espectadores. Foi um crescimento de 118% em relação ao ano anterior. E a expectativa da organização é de um novo recorde neste ano.
Até o dia 9, 203 filmes serão exibidos de graça em seis pontos: Cine Odeon, Caixa Cultural (1 e 2), Ponto Cine, Ascine-RJ, Cinemaison e a Livraria da Travessa da Barra. Veja a programação completa em curtacinema.com.br.
São 41 produções disputando a competição nacional e 49 concorrendo na internacional. Mostras paralelas também completam a programação, como a Foco França, parte das comemorações do Ano da França no Brasil, e a Indígena, com curtas feitos sobre e por índios.
O vencedor da categoria principal tem o direito de representar o país no Oscar. Ao todo, nove prêmios estarão em disputa, entre eles o do Júri Jovem.
A popularização dos curtas alavancou o número de inscrições para este júri, o dobro do ano passado. No meio dos inscritos, um destaque. A resenha feita por Eduardo Mathias, do 3º ano do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), em Nilópolis, agradou tanto que a organização o convidou para participar do workshop de crítica. Caso se saia bem, ele irá fazer parte da cobertura oficial.
Os dez integrantes já foram escolhidos e serão divididos em dois grupos: um elegerá o vencedor nacional da categoria Júri Jovem, e o outro escolherá o premiado internacional. Assim como Eduardo, os jurados começam a se encantar com filmes de até 20 minutos. É a geração YouTube




Nenhum comentário: