9.16.2009


Vaga Viva traz espaço aberto à rua Senador Dantas



RIO - Duas vagas na rua Senador Dantas, no centro do Rio - que normalmente seriam usadas para o estacionamento de veículos - vão dar lugar, nesta sexta-feira, a um curioso espaço aberto para bate-papo, roda de violão e leitura. Tudo isso, num ambiente rodeado com grama sintética, plantas e poltronas, para tornar o clima ainda mais descontraído. Estamos falando da quarta edição do Vaga Viva, uma idéia iniciada por uma organização da Califórnia e que está sendo estendida no Rio pela Recicloteca e pela Transporte Ativo .
O Vaga Viva - ou PARK(ing) Day , em Inglês - surgiu há quatro anos em São Francisco, nos Estados Unidos, como um projeto de um grupo de artistas da metrópole californiana. O objetivo era mostrar à sociedade como os carros nos grandes centros urbanos tendem a ocupar uma área cada vez maior, em detrimento dos espaços de lazer necessários ao convívio social.
No Rio, o programa foi iniciado em 2006, e sempre desperta a atenção de pedestres que passam pelo local. O projeto quer alertar os cariocas sobre os males causados pelo uso de veículos motores no ambiente urbano e, ao mesmo tempo, promover o uso de bicicletas e outros veículos alternativos. As vagas ficam em frente à Travessa dos Poetas de Calçada.
De acordo com o responsável pelo projeto e ambientalista da Transporte Ativo, Eduardo Bernhardt, a escolha do local foi feita propositalmente.
"Trata-se de um lugar com muito trânsito de pedestres e com uma calçada bastante estreita, onde fica clara a falta de espaço para a circulação. Muitas pessoas acabam caminhando pelas ruas, por causa dos carros", explica.
Na edição deste ano, o Vaga Viva vai funcionar das 6hs às 18 horas. Os organizadores pretendem convidar os pedestres a sentarem no espaço por alguns minutos, para que possam explicar os objetivos do projeto.
"É sempre uma frustração para as pessoas quando elas vêem que só estamos ali apenas por um dia. Mas esse dia é importante para que elas vislumbrem como seria o centro da cidade com menos carros e mais espaço para o convívio", diz Bernhardt, acrescentando que o evento tem a autorização da prefeitura e o apoio dos guardadores do local.

Com 16 milhões de reais da Lei Rouanet, Record vai digitalizar e salvar arquivos históricos da TV brasileira.

A Rede Record conseguiu R$ 16 milhões para resgatar e preservar essas imagens que contam desde a história da música popular brasileira a fatos inéditos, como os gols lendários de Pelé, as primeiras séries nacionais ou imagens da construção de Brasília.
No acervo, que já começou a ser digitalizado, é possível encontrar cenas do primeiro capítulo do primeiro seriado nacional, O Capitão 7, episódios da Família Trapo (1967), com Jô Soares e Ronald Golias, programas como O Fino da Bossa, estrelado por Jair Rodrigues e Elis Regina, os festivais de MPB e a Jovem Guarda.
A emissora busca também, por empresas interessadas em patrocinar a iniciativa - com base no incentivo fiscal da Lei Rouanet - que pretende preservar imagens de quase 60 anos atrás.

Com informações de Keila Jimenez, de " O Estado de S.Paulo".

Nenhum comentário: