9.08.2009

Mostra 'Saint-Étienne, Cité du Design' trata de utilidade, sustentabilidade e beleza

Cláudia Amorim

RIO - A ideia da mostra "Saint-Étienne, Cité du Design", em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), é mostrar que a função primordial do design é melhorar a vida das pessoas.

- Ele atinge a todos e existe para tornar a vida melhor, resolver, ou pelo menos apaziguar, os problemas. O design é mistura de função e forma - diz um dos curadores, o italiano Nicola Goretti, que mora em Brasília.
A mostra, que esteve em cartaz no Distrito Federal e segue do Rio para São Paulo e Curitiba, é parte do Ano da França no Brasil. São três módulos: um com objetos, projeções, vídeos e um painel que mostram projetos de jovens franceses selecionados pela Bienal Internacional Design Saint-Étienne 2008; um sobre a chamada Cité du Design (a Cidade do Design, a francesa Saint-Étienne); e outro sobre temas como alimentação, energia, água e educação sob o ponto de vista sustentável.
- Sustentabilidade não é só sobre recursos naturais. Roxane Andres, por exemplo, fez corações de pelúcia, que ensinam às crianças sobre seu próprio corpo, um projeto-piloto usado em hospitais - diz o curador.

'Saint-Étienne, Cité du Design'.
Centro Cultural Banco do Brasil:
Rua Primeiro de Março 66, Centro. Tel: 3808-2020. Ter a dom, das 10h às 21h.

Nenhum comentário: