9.03.2009

Disney fará remake de clássico de animação dos Beatles

Inovador: Filme de 1968 impressiona pela qualidade visual

Gabriel Menezes

A Disney fará uma nova versão do musical de animação "Yellow Submarino", lançado pelos Beatles em 1968. O remake, com previsão para 2012, será totalmente em 3D e tem à frente o diretor Robert Zemeckis, que tem no currículo clássicos como a trilogia "De Volta Para o Futuro" e "Forrest Gump". As informações foram divulgadas este mês pela revista de entretenimento norte-americana "Variety".
O diretor já vem trabalhando com produções em 3D nos últimos anos em filmes como "O Expresso Polar" e "Beowulf". Ambos utilizam a técnica "live action", onde as cenas são filmadas com atores e depois passam por um processo de digitalização.

A versão original de "Yellow Submarine" conta a história de Pepperland, um paraíso situado a 80 mil léguas submarinas, cercado de cor e música. Seus vizinhos, os Blue Meanies, atacam o lugar para acabar com a música. É então que os Beatles embarcam no submarino amarelo com o intuito de salvar este paraíso.
Durante a história tocam clássicos como "All You Need is Love", "Sgt Peppers..." e "Eleanor Rigby". Músicas que, de acordo com a matéria da "Variety", já teriam sido cedidas à Disney para a realização da nova versão.
Além da trilha sonora, a única participação dos Beatles no filme é nos minutos finais, quando eles aparecem em carne e osso e falam uma pequena mensagem de despedida. As vozes de Paul, John, George e Ringo na versão animada não foram feita pelos respectivos. Após o lançamento do filme, os músicos ficaram extremamente arrependidos desta decisão e chegaram a cogitar uma nova versão em que eles dublariam seus alteregos animados. Isto nunca aconteceu.

O álbum com a trilha sonora de "Yellow Submarine" foi lançado seis meses após o filme original. Ele continha somente algumas músicas presentes na versão cinematográfica mais as composições instrumentais de George Martin. Em 1999, o desenho foi reeditado digitalmente e foi lançado o álbum "Yellow Submarine Soundtrack", desta vez com todas as músicas dos Beatles no filme.

Qualidade e psicodelismo

Uma característica do "Yellow Submarine" original é a qualidade das animações que, mesmo feitas em 1968, chamam atenção até nos dias de hoje. Os produtores da nova versão têm a difícil missão de superar o trabalho criado pela equipe dos anos 60.

Uma dúvida que fica no ar é se a Disney irá manter o roteiro do filme original, que é extremamente psicodélico. Talvez hoje uma história deste tipo afastasse parte do público, mesmo com a força de ter a marca dos Beatles envolvida. Uma possibilidade é que a história seja adaptada, até mesmo para atrair o público mais jovem.
De qualquer forma, com certeza, esse vai ser um filme que dará muito que falar - seja bem ou mal!

Nenhum comentário: