8.13.2009

Artistas em clima de celebração na gravação do DVD ‘Baile do Simonal’

Christina Fuscaldo

O mais bacana da gravação do DVD “Baile do Simonal”, que teve Simoninha e Max de Castro como anfitriões na noite desta terça-feira (11/08/09), no Vivo Rio, foi o clima de alegria e comemoração entre os artistas convidados. Maria Rita chorou de emoção ao falar de sua relação (próxima) com a família Simonal.
“Simoninha e Max são quase como irmãos para mim. A gente se conhece desde muito pequeno. Tô até ficando emocionada… Simonal tem uma história muito importante, que fala não só da realidade daquele tempo, mas também do ser humano. Naquele momento, ninguém foi sensível ou capaz de tirá-lo de uma encrenca que não teve necessidade. Ficou uma dívida com aquele artista genial”, disse a filha de Elis Regina.
Por ter acompanhado a história do mestre de longe, Rogério Flausino opinou sem se comprometer. Uma repórter perguntou: “Você tem certeza de que ele foi injustiçado?”
“Eu não posso ter certeza, mas sempre ouvi na minha casa: ‘Não acredito muito, não’. E todo mundo dizia: ‘Eu também não.’ Muito tempo se passou, mas eu nunca acreditei, não. Acho que teve uma vontade geral que isso fosse verdade, mas acho que não é.”
Sobre “Meia-volta (Ana Cristina)”, o vocalista do Jota Quest comentou:
“A música que o Max escolheu pra mim, eu não conhecia. Fala de dar a volta por cima. Ele disse que eu ia defender ela bem. Ouvi e faz uns 15 dias que só escuto essa música. É bem Jota: simples e otimista.”
Simoninha era só alegria no camarim, antes do evento.
“Já estou emocionado com o tanto que já trabalhei. A gente tem condição de realizar bem este show. E tenho certeza de que ele (Simonal) está feliz. Quero devolver essa alegria que ele deu pra gente através da música”, declarou o primogênito. “Vou cantar ‘Aqui é o país do futebol’ e ‘Tributo a Martin Luther King’, que ouvia muito quando era pequeno. Dedico esta ao meu pai e aos meus filhos (os gêmeos Tom e Gabriel, de três anos).”
Simoninha foi elegante ao falar sobre a suposta “injustiça” sobre Simonal, debatida no documentário “Ninguém sabe o duro que dei”, de Cláudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal:
“Uma brincadeira que aprendi com Jorge Ben Jor é dizer que não me preocupo com isso. Me preocupo em fazer com que a música de Simonal esteja cada vez mais dentro das pessoas. Como Max disse no fim do filme: ‘A gente está aqui para celebrar a alegria que ele nos deixou’.”
Max de Castro engrossou o coro:
“A gente está muito feliz com tudo o que vem acontecendo. Nada é forçando a barra. Fomos pegos de surpresa porque a ideia surgiu do presidente da EMI, Marcelo castello Branco, que curtiu o filme e nos perguntou se tínhamos interesse. Ligamos para algumas pessoas que nem têm ligação direta com Simonal e sentimos um feedback positivo. Refizemos alguns elos. Lulu Santos, por exemplo, disse que tinha 14 anos quando foi ao show do meu pai no Maracanãzinho, em 1969. Bi Ribeiro (Paralamas do Sucesso) contou que encontrou o Simonal no aeroporto, uma vez. D2 trouxe os filhos para a passagem de som porque eles vivem cantando ‘Nem vem que não tem’. Modéstia à parte, fomos felizes na escolha das músicas. D2 está cantando essa, que tem super a ver com ele. Os meninos do Exaltasamba (Péricles e Thiago) ficaram com o samba ‘Na galha do cajueiro’. A produção deu trabalho, mas valeu a pena”, disse Max.
Previsto para ser lançado pela EMI ainda este ano, o DVD tem direção do casseta Cláudio Manoel e os filhos do “rei da pilantragem” na direção musical e e produção.
Veja o set list do show:
1 – LULU SANTOS ZAZUEIRA (virtual)
2 – OS PARALAMAS MUSTANG COR DE SANGUE
3 – ED MOTTA LOBO BOBO
4 – MART’NÁLIA MAMÃE PASSOU AÇÚCAR EM MIM
5 – FREJAT VESTI AZUL
6 – FERNANDA ABREU NA TONGA DA MIRONGA DO CABULETÊ
7 – ROGÉRIO FLAUSINO MEIA-VOLTA (ANA CRISTINA)
8 – SIMONINHA AQUI É O PAÍS DO FUTEBOL
9 – SIMONINHA TRIBUTO A MARTIN LUTHER KING
10 – SAMUEL ROSA CARANGO
11- MARIA RITA QUE MARAVILHA
12 – MARCELO D2 NEM VEM QUE NÃO TEM
13 – MAX DE CASTRO MEU LIMÃO, MEU LIMOEIRO
14 – MAX DE CASTRO MENININHA DO PORTÃO
15 – DIOGO NOGUEIRA ESTÁ CHEGANDO A HORA
16 – SANDRA DE SÁ BALANÇO ZONA SUL
17 – ALEXANDRE PIRES SÁ MARINA
18 – PÉRICLES E THIAGO NA GALHA DO CAJUEIRO
19 – CAETANO VELOSO REMELEXO
20 – SEU JORGE PAÍS TROPICAL
21 – ORQUESTRA IMPERIAL TEREZINHA

Nenhum comentário: