7.29.2009

Começa mais uma edição do Festival Brasileiro de Cinema Universitário

Cena de "O Fim da Picada"

RIO - Luz, câmera e... uma boa história contada em até 30 minutos. Foi assim que 44 estudantes brasileiros e 36 estrangeiros tiveram seus curtas-metragens selecionados, entre outros 1.250, para o 14º Festival Brasileiro de Cinema Universitário (FBCU), a partir desta quarta-feira (29.07) no Rio. Até 9 de agosto, as produções que participam das mostras competitivas nacional e internacional terão exibições no Centro Cultural Correios, na Caixa Cultural e no Oi Futuro.

Criado para dar oportunidade a futuros cineastas, o evento tem filmes já exibidos até fora do Brasil. "Chapa", de Thiago Ricarte, da Faap-SP, figurou na mostra Cinéfondation, do Festival de Cannes, dedicada a trabalhos realizados em faculdades. Já o curta "Dez elefantes", de Eva Randolph, aluna da UFF, foi parar em terras suíças no Festival de Locarno. Por aqui, quem fez sucesso foi o filme "Como comer um elefante", de outro aluno da UFF, Jansen Raveira, exibido no Anima Mundi.
Com uma câmera miniDV nas mãos (a maioria deixou de lado a gravação em película por conta dos custos), os universitários colocaram à prova suas histórias para concorrer a uma das sete premiações concedidas pelo júri do festival. Isso sem contar a disputa para ser o destaque pelo voto popular. Já os filmes que ficaram de fora do grupo selecionado também terão seu lugar nas telas.
- Nós sempre exibimos todas as produções inscritas. Assim, os alunos poderão ter a oportunidade de discutir os curtas que fizeram - afirma Aleques Eiterer, um dos coordenadores do evento.
Além de conferir as exibições, quem comparecer ao festival poderá participar de debates, oficinas e palestras. Uma delas contará, inclusive, com a presença de Mogens Rukov, um dos pais do Dogma 95, movimento de vanguarda lançado a partir da Dinamarca, em meados da década passada, por um cinema mais realista e menos comercial.
Para conferir toda a extensa programação do festival, é só dar uma espiada em www.fbcu.com.br. Pode se animar: todas as atividades são de graça.

Nenhum comentário: