6.25.2009

TRAJETOS NA FAZENDA DA POSSE



Criar fronteiras entre razão e imaginação, entre dedução e intuição...




Josiélio de Paula Nascimento, 27 anos, deficiente auditivo, é de Piraí, trabalha na firma “Cobra Tecnologia” em meio expediente e completa carga horária em seu atelier no Condomínio da Arte, onde desenvolve suas esculturas.

Dono de uma sensibilidade enorme, jamais ouviu um único som e, da mesma forma, jamais alguém ouviu sequer um balbucio de sua boca.

Comunica-se pelo olhar, da mais absoluta expressividade, e pelo sorriso contagiante. Suas mãos falam por ele. Suas figuras esculpidas com naturalidade e destreza, remetem ao sagrado e/ou ao que nos transcende.

Estudou na APAE de Piraí, onde aprendeu a ler e escrever, embora se comunique dessa forma, com alguma dificuldade. Hoje é aluno da 7ª série da Escola Municipal Lúcio de Mendonça.

Sua energia mental mantém o alto estado de concentração e sua deficiência o move para outras questões ligadas também à inclusão social.

É autor da série “Contemplação” com participação em duas exposições coletivas em Piraí.

Ultrapassar seu conflito existencial e investir na criação de esculturas representativas, tiradas da imaginação mas decalcadas na realidade, todo um conjunto de personagens atormentadas e sublimes, em número infinito, como ocorre na vida nossa de todo dia.

É no Condomínio da Arte que se sente feliz e em seu atelier, com as mãos no barro, ele nos revela que para a ARTE não existe deficiência ou eficiência...

“A ARTE SIMPLESMENTE É.

Abertura: 26 de junho de 2009 às 20h
Duração: 27 de junho a 26 de julho de 2009
Visitação: de 4ª a domingo, de 11h às 17h


Centro de Cultura Fazenda da Posse
R. Dário Aragão nº 02 – Centro – Barra Mansa – RJ


O Centro de Cultura Fazenda da Posse: funciona de Quarta a Domingo, das 11h às 17h, exceto feriados.

Nenhum comentário: