6.30.2009

Começa a FLIP em Paraty


A cidade de Paraty sedia entre os dias 1º e 5 de julho a sétima edição da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, que, este ano, homenageia o escritor pernambucano Manuel Bandeira. O festival, que já se tornou tradição na cidade no mês de julho e é considerado o mais importante evento literário da América do Sul, tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura. Entre 20 mil e 30 mil pessoas, entre leitores, escritores e turistas, em busca de efervescência cultural, devem circular pelas ruas de pedra do centro histórico nos cinco dias de programação.

Entre os autores estrangeiros aguardados, estão confirmados o americano Gay Talese, um dos fundadores do new journalism, modalidade que utiliza técnicas da literatura no jornalismo, e a francesa Catherine Millet, que ganhou notoriedade em 2001, com o relato autobiográfico A vida sexual de Catherine M. Entre os brasileiros, Arnaldo Bloch, Zuenir Ventura, Cristóvão Tezza e Chico Buarque estarão presentes.

Vários outros eventos simultâneos fazem parte da programação. A Oficina Literária, destinada a jovens aspirantes a escritor, é realizada por autores nacionais e internacionais. Há também uma programação exclusiva para as crianças, a Flipinha. O sucesso da festa também estimulou o desenvolvimento de uma programação de leituras, shows e lançamentos de livros, batizada de Off-Flip. O show de abertura, na quarta-feira, dia 1º, fica por conta de Adriana Calcanhoto, às 21h30. Na sexta-feira, dia 3, Francis e Olivia Hime se apresentam.

Esse ano, o festival ganhou uma novidade: a criação da FlipZona, a versão adolescente da Flipinha. A FlipZona terá oficinas de produção e edição de áudio e vídeo, caracterização teatral, produção de texto, animação, videogame, fotografia e debates com escritores e profissionais, entre outras atividades.

Nenhum comentário: