6.16.2009


Aceitar, essência da superação

"Somos insignificantes. Por mais que você programe sua vida, a qualquer momento tudo pode mudar." Ayrton Senna

Cada mudança, boa ou má, que atravessamos, nos leva a fazer uma escolha ou uma renúncia e costuma envolver o sentimento de perda.
As perdas nem sempre são negativas, entretanto, para serem bem elaboradas exigem de nós um sentimento especial: a capacidade de aceitação.
A aceitação é um comportamento que nos leva a perceber a realidade tal como ela é e, diante dela, desenvolver novas formas de vida. Quando aceitamos determinado acontecimento como um fato concreto conseguimos dar continuidade à nossa história.
Vale a pena frisar que aceitação e conformismo não têm o mesmo significado.
A aceitação, além de devolver ao indivíduo o livre arbítrio possibilita que, frente às perdas, ele se movimente e busque novos rumos. É o que faz alguém que reage e trabalha para reverter os efeitos de situações negativas.
O conformismo, ao contrário, mantém a pessoa sem qualquer iniciativa nesse sentido. Há pessoas que justificam sucessivas perdas como resultado da vontade divina e nada fazem para remover os fatores que as provocam.
A aceitação das perdas funciona como elemento do nosso crescimento e amadurecimento. Aceitando as mudanças ampliamos nossa capacidade de aprender, de nos emocionar e de nos relacionar. Evoluímos.
É verdade que muitas vezes sofremos perdas inevitáveis e de difícil aceitação, que nos levam a longos períodos de tristeza e dor, mas só com o exercício da aceitação, conseguiremos recuperar nossa condição natural.
Em outros textos conversamos sobre a felicidade e a coragem.
O indivíduo que usa a aceitação é um corajoso. E o corajoso é um candidato a felicidade.
Reflita agora:

Como você tem enfrentado suas perdas?
Quais foram as suas perdas mais sentidas?
Como você reagiu diante delas – lamentou, chorou, superou?
Como você era antes dessas perdas?
Como você é hoje?

O que mudou em sua maneira de encarar a vida?
Se suas respostas não forem animadoras, procure recomeçar. Aproveite para viver cada etapa de sua vida, pois nada dura para sempre. E leve na bagagem uma informação essencial: cada nova experiência pode nos levar a ser e fazer as pessoas felizes.

Nenhum comentário: