4.28.2009

Disco de Milton Nascimento e irmãos Belmondo traz boas releituras

Milton Nascimento e os irmãos Belmondo. Foto Yann Orhan

João Pimentel

RIO - Certo dia, Milton Nascimento recebeu alguns CDs dos irmãos Lionel e Stéphane Belmondo, saxofonista e trompetista considerados dos melhores músicos franceses contemporâneos. Gostou do trabalho que eles fizeram junto a um coral lituano e de sua sonoridade. Pouco tempo depois, chegava o convite para um encontro, ocorrido meses depois em Paris. Sob a regência do maestro Christophe Mangou e acompanhados pela Orquestra Nacional da Île-de-France, Milton, os Belmondo e seus músicos fizeram um show e, em seguida, entraram em um estúdio para regravar oito canções do artista mineiro de forma bem intimista. O resultado de "Milton Nascimento & Belmondo" (Biscoito Fino), para o mineiro, sintetiza bem o sentimento que permeou o encontro.

" Foi o disco que eu gravei que mais teve choro, inclusive o meu. Situações emocionantes, momentos musicais sensíveis, encontros felizes "

- Foi o disco que eu gravei que mais teve choro, inclusive o meu. Situações emocionantes, momentos musicais sensíveis, encontros felizes - lembra Milton, que sonha em aproveitar o Ano da França no Brasil para realizar o mesmo show, com uma orquestra brasileira, por aqui.
Entre os momentos que emocionaram Milton, um está ligado a uma sanfoninha de oito baixos, presente de sua madrinha, a responsável pela sua iniciação musical. Milton, criança, brincava de acompanhar o canto de sua mãe, em Três Pontas. Como o instrumento não tinha bemóis e sustenidos, ele complementava as notas com seu canto.


Nenhum comentário: