2.16.2009

Diabetes Mellitus


Diabetes Mellitus

Doença caracterizada pela baixa ou ausência de produção de insulina que impede a glicose entrar nas células e ser transformada em energia.

Está dividida em:

Tipo 1 – Conhecido como insulino-dependente, é uma doença auto-imune caracteriza-se pela destruição das células beta produtoras de insulina. O organismo as identifica como corpo estranho por isso reage contra.

Esse tipo de resposta acontece em maior número com crianças e adolescentes, mas pode acometer até aos 35 anos.

Esse tipo de resposta auto – imune acontece também com outra doenças como: esclerose múltipla, lupus e doenças da tireóide.

Sintomas: vontade de urinar diversas vezes, fome, sede, perda de peso, fraqueza, nervosismo, mudanças de humor, náuseas e vômitos.

Tipo 2 – Conhecido por diabetes não insulino dependente é uma alteração do metabolismo (a insulina diminui a capacidade de captar glicose, sem ajuda da insulina a glicose não penetra na célula). É uma doença hereditária, mas 90% de seus portadores são obesos.

Sintomas: dificuldade de cicatrização, formigamento nos pés e mãos, sede, fraqueza, fadiga.

Procurar um nutricionista para realizar uma reeducação alimentar, utilizando os alimentos certos em quantidades adequadas e harmoniosas e fazendo exercícios físicos regularmente, faz com que o portador do diabetes, leve uma vida saudável e tranqüila.


Fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia
Sandra Helena Mathias Motta
Nutricionista – CRN 09100018
Tel: Centro - 3322-3715
Vila Nova – 3326-5487
Celular – 8813-4072
sandranutti@yahoo.com.br

Nenhum comentário: