12.07.2010

Oscar Niemeyer estréia como compositor aos 103 anos

Prestes a completar 103 anos de idade, o arquiteto Oscar Niemeyer lança seu primeiro trabalho como compositor. Na próxima semana estará disponível nos portais de venda de música o primeiro samba feito por Niemeyer, que faz aniversário no próximo dia 15.
A música tem o nome de “Tranquilo com a Vida” e começou a criar forma em 2009, com os primeiros versos de Niemeyer. Na época, o enfermeiro do arquiteto começou a musicar a composição, que acabou engavetada por meses. Tempos depois a família de Niemeyer entrou em contato com o cantor e compositor Edu Krieger perguntando se ele gostaria de finalizar a canção.
“Aceitei na hora o convite e tratei de arrematá-la: coloquei a letra na métrica, criei uma segunda parte para a melodia e harmonizei. Entrei em estúdio, gravei o samba e mandei para a família Niemeyer. Todos adoraram o resultado, principalmente o grande Oscar, que me convidou para ir a seu escritório conhecê-lo”, contou Krieger.
“Achei muito emocionante virar parceiro deste ilustre sambista novato, de primeira viagem, ainda que mais velho que lendas como Noel Rosa e Adoniran Barbosa”.
A primeira apresentação de “Tranquilo com a Vida” será no próximo dia 20 de dezembro, no palco do Teatro Rivel, no Rio de Janeiro, durante um show de Edu Krieger. Abaixo você confere um vídeo do encontro de Niemeyer e Krieger e a letra do samba:

Tranquilo com a Vida
(Oscar Niemeyer / Edu Krieger / Caio Almeida)

Hoje em dia minha vida vai ser diferente
Calça de pijama, camisa listrada, sandália no pé
Andar pela praia vou fazer toda manhã
E até moça bonita vai ter se Deus quiser

Vou parar nos cafés pra ouvir historinhas
Coisas da vida que um dia vão ter que mudar
Quero ser um mulato que sabe a verdade
E que ao lado dos pobres prefere ficar

E assim vou eu
Tranqüilo com a vida
À espera da noite já solta no ar
Como um manto de estrelas com que se anuncia
E se multiplica nas águas do mar

Da minha favela eu vejo os grã-finos
Morando na praia, de frente pro mar
Não devemos culpá-los
São prestigiados
Que um dia entre nós vão voltar a morar

Para assistir este vídeo de pausa na tv do blog

Nenhum comentário: